Você está aqui: Página inicial > Comunicação > Notícias > A presidente do COEPEDE, participa do 188º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades (FADERS), 3º Fórum Permanente da Política Pública para PcD e PcAH Corede Central, e 1º Co

#DescriçãodaImagem: na foto aparecem  sete pessoas sentadas e uma pessoa em pé falando no microfone, todos de frente para publico que está na plateia. Ao fundo uma mesa de reuniões com dois banners, da FADERS Acessibilidade e Inclusão
Foto: COEPEDE - Foto: COEPEDE

A presidente do COEPEDE, Cimone Barbosa participou do 188º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades (Faders), 3º Fórum Permanente da Política Pública para PcD e PcAH Corede Central, e 1º Colóquio de Inclusão e Acessibilidade na e para uma cidade educadora. O evento ocorreu no Auditório do Instituto São José, em Santa Maria na última quarta-feira dia 02 de agosto.
O tema em discussão foi acessibilidade e diversidade, e teve a participação de representantes de municípios da Região Centro: Agudo, Dona Francisca, Dilermando de Aguiar, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Ivorá, Jari, Júlio de Castilhos, Nova Palma, Pinhal Grande, Quevedos, Santa Maria, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, Silveira Martins, Toropi e Tupanciretã.
Participaram da abertura da solenidade as seguintes autoridades: Ana Tércia Rodrigues, representando a Secretaria de Estado de Assistência Social; Clairton Pivoto, da Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; Cimone Barbosa, presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Coepede); Roberta Vasconcellos, da Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades ou Super Dotação; José Luis Viera Eggres, coordenador da 8ª CRE; Carmem Pacheco, coordenadora adjunta da 8ª CRE; e Ronan Simioni, presidente do Conselho de Educação de Santa Maria.
Em nome do COEPEDE/RS, a presidente agradece a FADERS Acessibilidade e Inclusão pelo convite e destaca a importância da união e fortalecimento que estes encontros trazem momentos de união em busca de construções como é a criação dos conselhos municipais, e busca por equidade, acessibilidade e inclusão. Por fim, destaca a importância do espaço de fala, sendo como mãe de pessoa com deficiência, usuário de computador com acesso ocular, com e luta pela inserção da Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa, estratégias e recursos que geram oportunidade da pessoa com deficiência desenvolver suas funcionalidades e potencialidades.