Você está aqui: Página inicial > Comunicação > Notícias > Plenária do COEPEDE é realizada em tom de comemoração

Plenária do COEPEDE é realizada em tom de comemoração

Na foto estão as autoridades, como o diretor presidente Maquinho Lang, os conselheiros do COEPEDE, a Diretoria e a Secretaria do conselho. Todos posicionados no auditória da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS).
Autoridades, os conselheiros do COEPEDE, a Diretoria e a Secretaria do conselho. - Foto: Divulgação OAB/RS

Os conselheiros comemoram a data do “Dia Internacional do Deficiente Físico” e o fechamento das reuniões de 2019

“Essa é a última plenária do ano e se trata de uma data muito especial para nós pessoas com deficiência e para aquelas que lutam pelos direitos dessas pessoas. Um dia de reconhecimento do nosso trabalho e um dia que irá marcar nossa disposição e vontade de trabalhar com as pessoas com deficiência”. Finalizando sua fala a presidenta Jussara Muller de Assis do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência no do Rio Grande do Sul (COEPEDE/RS) declarou aberta a plenária ordinária de dezembro.

A reunião ocorreu no auditório da Ordem Advogados do Brasil (OAB/RS), na última terça-feira (03), com ar de comemoração em virtude do “Dia Internacional do Deficiente Físico” e o encerramento das plenárias de 2019. Autoridades como o secretário da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) Catarina Paladini, o diretor-presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS) Marco Antônio Lang e a representante da OAB/RS Dra. Regina Guimarães marcaram presença no evento e juntamente com a diretoria do COEPEDE compuseram a Mesa de abertura da plenária.

A diretoria da gestão 2019/2021 presenteou as autoridades com alguns doces em agradecimento pelos serviços prestados. Ao todo, três entidades foram homenageadas, a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, a FADERS e a OAB (juntamente com seus funcionários). Catarina Paladini foi homenageado em razão da atual infraestrutura da Casa dos Conselho, local que o COEPEDE tem como sede, e demais suportes da secretaria. O secretário agradeceu o presente e engradeceu a parceria, afirmando que “diante dos desafios que temos de nos situar nesse calendário que cotidianamente nos pauta no período de acirramento político institucional é fundamental celebrar essa boa relação”. De acordo com ele, essa “relação amistosa deriva de um reconhecimento do trabalho que é desenvolvido pelo COEPEDE e pelas entidades que compreendem o COEPEDE”.

A FADERS, através de seu presidente Marco Antônio Lang, foi homenageada em virtude do apoio ofertado pela fundação ao conselho, por ceder o secretário-executivo Maiquel Alves Peres, os interpretes de libras para as plenárias e ofertar os Fóruns que fazem a diferença na rotina dos municípios. Marquinho Lang, como é conhecido, entende que a data tem um significado importantíssimo, para ele o “dia 3 de dezembro tem uma simbologia para todos e sempre digo que a pessoa com deficiência traz uma essência diferente. Nós somos diferentes pela nossa essência, nós evoluímos sempre naquilo que nos falta para que possamos enfrentar a sociedade”. A autoridade comentou o que para ele é o real sentido da data “esse é o momento de contemplar a vida, pois estamos aqui, no dia 3, conseguindo seguir nossas vidas e estar vivo é uma grande conquista”.

Após a cerimônia inicial a plenária seguiu sua pauta. Abaixo estão os assuntos tratados em reunião:

A.        Apreciação Da Ata De Novembro De 2019.

B.        Ordem Do Dia:

•               Agradecimentos;

•          Relato das Comissões;

•          Informações sobre a Reunião com a Dra. Angela Salton Rotunno, Procuradora de Justiça, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, da Saúde e da Proteção Social do Ministério Público do Rio Grande do Sul;

•          Informações sobre a Conferência;

•          Providencias da Audiência Política sobre a Fundação de Proteção Especial (FPE);

•          Relato do conselheiro Josemar sobre a reunião com o consórcio que administra as empresas de ônibus rodoviário intermunicipal;

C.        Assuntos Gerais:

•          Espaço para divulgação de eventos.

A reunião plenária ocorre uma vez a cada mês, na primeira terça-feira do período. Só podendo ser aberta com a presença da maioria absoluta dos Conselheiros de ½ mais 1 (metade mais um) dos Conselheiros. As plenárias são públicas e ocorrem conforme a Lei 12.339/2005, alterada pelas Leis 14.421/2014 e 15.129/2018 e o que seu Regimento Interno determina.

A próxima reunião plenária será realizada dia 4 de fevereiro de 2019, em virtude do recesso do conselho no primeiro mês do ano. A reunião ainda não tem local confirmado, as informações serão encaminhadas em data mais próxima à reunião.

Descrição de Imagem: Na foto estão as autoridades, como o diretor presidente da FADERS Maquinho Lang, os conselheiros do COEPEDE, a Diretoria e a Secretaria do conselho. Todos posicionados no auditória da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS).