Você está aqui: Página inicial > Comunicação > Notícias > COEPEDE participou da Homenagem aos atletas paralimpicos que representarão o Rio Grande do Sul

Autoridades marcaram presença na Homenagem aos atletas paralimpicos que representarão o Rio Grande do Su - Foto: Secretário Executivo Maiquel Alves Peres

12 atletas foram homenageados e participarão do 6º Jogos Parapan-Americanos

Na manhã dessa quinta-feira (25) foi realizada uma homenagem aos 12 atletas paralimpicos, que representarão o Rio Grande do Sul nos 6º Jogos Parapan-Americanos. A competição será sediada pela cidade de Lima, capital peruana. A cerimonia ocorreu no auditório Negrinho do Pastoreiro, localizado no Palácio Piratini. O governador Eduardo Leite, o secretário da Secretaria de Esporte e Lazer João Derli, o presidente da FADERS Marcos Antônio Lengue e a presidenta do COEPEDE Jussara Muller de Assis marcaram presença no evento.

A cerimonia visou dar apoio aos atletas e demonstrar que o Estado está comprometido com a causa. Em sua abertura, foi realizada uma áudio descrição do local, demostrando uma preocupação com a acessibilidade. O governador salientou a importância da participação dos atletas no torneio, dizendo “Não são vocês que precisam nos agradecer, somos nós que devemos agradecimentos a vocês pelo bonito exemplo de superação e de realização de façanhas”, completou enfatizando a importância do esporte e da secretaria encabeçada pelo secretário João Derli “ Não é à toa que virou uma ferramenta de segurança para que o Estado consiga reduzir índices de violência”.

Ricardo Steinmetz Alves, conhecido como Ricardinho, jogador de futebol de 5, atleta da Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (AGAFUC) tem uma boa perspectiva sobre a modalidade, com prognóstico positivo “Ver todos os atletas aqui, hoje, é uma demonstração de como nosso movimento tem crescido e se profissionalizado. O esporte é uma ótima ferramenta de mudança de vida e, para nós, dá mais força para superarmos nossas dificuldades”, afirmou o atleta eleito três vezes melhor do mundo na categoria.

O secretário João Derli comunicou a abertura das inscrições para o Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul (Paracergs), que é promovido pela Secretaria do Esporte e Lazer. As inscrições seguem abertas até o dia 20 de agosto podendo serem efetuadas pelo site da SEL.

A homenagem foi organizada pela Secretaria de Esporte com parceria do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE).

Para maiores informações sobre o Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul (Paracergs), CLIQUE AQUI.

Descrição de Imagem: A esquerda a presidenta Jussara Muller de Assis, ao seu lado o secretário João Derli, Eduardo judoca formado em Educação Física e a direita o Vice-Presidente Vicente Fiorentini. Nas costas das autoridades estão as bandeiras do Brasil (A bandeira do Brasil é formada por um retângulo verde, um losango amarelo no centro, uma esfera azul-celeste dentro do losango, e uma faixa branca com a frase "Ordem e Progresso". Na bandeira brasileira ainda estão 27 estrelas que representam os 26 estados e o Distrito Federal do país) e do Estado do Rio Grande do Sul (A bandeira é composta de três faixas diagonais, sendo elas verde (superior), vermelha (meio) e amarela (inferior). A faixa verde representa a mata dos pampas gaúchos, a vermelha simboliza o ideal revolucionário e a coragem do povo e a cor amarela representa as riquezas nacionais do território gaúcho).