!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação > Notícias > Conselho realiza conferência para elaboração de políticas públicas para pessoas com deficiência
RSS
Publicação:

Conselho realiza conferência para elaboração de políticas públicas para pessoas com deficiência

Na foto, Maria Aparecida em pé.
Maria Aparecida Gugel - Foto: Divulgação

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE), com o apoio do Governo do Estado, realiza nos próximos dias 23, 24 e 25 de setembro, a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Auditório Mondercil Paulo de Moraes do Ministério Público Estadual, localizado na Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, nº 80, 3º andar. O tema central definido para a conferência é "A Implementação das Deliberações das Conferências Estaduais de Direitos das Pessoas com Deficiência já Realizadas no Rio Grande do Sul". 

A palestra de abertura contará com a presença de Maria Aparecida Gugel, Subprocuradora do Ministério Público do Trabalho, conselheira do CONADE e uma grande ativista pelos direitos da pessoa com deficiência no Brasil. 

O Secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Cesar Faccioli, o presidente da FADERS Acessibilidade e Inclusão, Roque Bakof, e o presidente do COEPEDE,  Paulo Kroef, abrem a conferência na quarta-feira,23, as 16:30 hs. Em seguida acontece a discussão e votação do regimento interno e a conferência de abertura. 

Na quinta-feira, 24, pela manhã, acontecem os Painéis sobre Inclusão Social e Comunicação, Educação, Saúde, Trabalho, Turismo, Esporte e Lazer. A tarde, e no período da manhã do dia 25 de setembro, os participantes reúnem-se em grupos para debater os temas referentes aos painéis da manhã (acima). O grupo que vai discutir Inclusão Social e Comunicação se reunirá no auditório do Tribunal de Justiça do Estado, na avenida Borges de Medeiros, 1565, Praia de Belas. O grupo Educação reúne-se no auditório Mondercil Paulo de Moraes (MPRS); o grupo Saúde no auditório da OAB-RS, na rua Washington Luiz, 1110, Centro; o grupo Trabalho, no auditório Marcelo Dario Muñoz Küfner (MPRS); e o grupo Turismo, Esporte e Lazer no auditório do prédio anexo da SJDH, rua Miguel Teixeira, 86, Cidade Baixa.  

Na tarde da sexta-feira, 25, ocorre a plenária final com a aprovação das propostas e eleição dos delegados para a IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (auditório Mondercil Paulo de Moraes - MP/RS).  

A Conferência é resultado da ação do COEPEDE com os conselhos municipais, gestores e a sociedade civil.  

Tema: A Implementação das Deliberações das Conferências Estaduais de Direitos das Pessoas com Deficiência já Realizadas no Rio Grande do Sul.  

A comissão organizadora da conferência resumiu, num único documento, todas as deliberações já aprovadas nas quatro conferências anteriores, em seis eixos aglutinadores. Esta Consolidação das Deliberações permite constatar que quase tudo que as pessoas com deficiência necessitam para sua inclusão social, com qualidade de vida, já foi aprovado, não precisando ser proposto novamente. Assim, esse documento consolidado serviu de base para as Conferências e Fóruns Municipais e Regionais e para a V Conferência Estadual.  

Mais informações sobre a V Conferência estão disponíveis no site: 

http://www.coepede.rs.gov.br/conteudo/1115/v-conferencia-2015

Fonte: SJDH

Endereço da página:
Copiar
COEPEDE - Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência